sábado, 3 de maio de 2025

O milagre da manhã - Hal Elrod

 Mais uma obra que nos estimula a mergulhar nas profundidades do nosso ser: "O milagre da manhã" foi escrito por Hal Elrod, após uma tragédia pessoal.
Em dezembro de 1999, Hal Elrod, ao retornar de um passeio noturno em sei carro, com a namorada, foi surpreendido por outro motorista bêbado que perdeu a direção na estrada e atingiu seu veículo em cheio.
Hal sobreviveu com várias sequelas e demorou para se recuperar. Mas algo de bom resultou dessa experiência - "O milagre da manhã" - e trago essa resenha agora!


Um dos conceitos mais importantes que absorvi dessa leitura foi o de responsabilidade versus culpa. No caso de Hal, em nenhum momento, ele deixa de salientar que o motorista bêbado era o culpado pela gravidade de sua situação - afinal Elrod estava preso em uma cama de hospital, com o corpo em frangalhos após um acidente automobilístico ocasionado por um etilista irresponsável, capaz de transformar um carro em uma arma - e que poderia ter destruído sua vida. Mas a reponsabilidade de ressignificar aquela situação era de Hal: afinal, ele não podia ficar se vitimizando para o resto da vida. Buscar justiça - SIM, se entregar a lamentações por sua aparente incapacidade temporária: JAMAIS! 
Outras premissas fundamentais para sua recuperação vão brotando como pérolas ao longo da leitura, como por exemplo: "o sucesso é algo que você atrai pela pessoa que se torna."
Eu particularmente acredito que o sucesso se atrai, quando finalmente descobrimos QUEM REALMENTE SOMOS! E descobrir quem somos está condicionado ao desejo de superar a mediocridade e vivermos nosso potencial pleno.
Hal aponta alguns fatores como preponderantes para superação da mediocridade: superar a Síndrome do Espelho Retrovisor (o hábito de constantemente olhar para o passado), encontrar um propósito de vida, responsabilizar-se pela realidade que cocria, livrar-se de seu círculo de influências medíocres, buscar o desenvolvimento pessoal e o autoconhecimento com afinco, reconhecer suas crenças limitantes, sentimentos não qualificados e instintos primitivos e substituí-los por racionalidade e autocontrole.
E quando falamos em autocontrole estamos nos referindo a saber identificar quais são nossos gatilhos, quais memórias negativas estão por trás deles e como ressignificá-las para que elas não sejam as condutoras das nossas vidas.
Mas como faremos tudo isso? Simples: ACORDANDO CEDO!
Hal nos ensina que devemos estabelecer nossas intenções antes mesmo de nos deitarmos para dormir a noite. Ele também nos apresenta um cronograma de atividades para realizarmos bem cedo, ao acordarmos, que denomina de "os salvadores de vida".
Esses salvadores são novos hábitos que introduzimos em nossas rotinas, com a finalidade de nos reprogramarmos mentalmente, são eles:
- Silêncio: que pode incluir as práticas de meditação, ou oração;
- Afirmações positivas;
- Visualizações: imagens do que se deseja cocriar;
- Exercícios físicos: caminhada, corrida, barra, flexões, abdominais, yoga...
- Leitura: algo que estimule seu autodesenvolvimento;
- Escrita: caderno da gratidão, diário.
Mas porque praticar esses hábitos salvadores da vida bem cedo? Antes mesmo do sol nascer? 
A explicação é simples: quando acordamos muito cedo e estamos ainda sonolentos, nosso subconsciente permanece "mais aberto" a essas autossugestões que vêm integradas nessas práticas, as afirmações positivas por exemplo são mais facilmente assimiladas nessa fase em que estamos ainda despertando.
Mas cada um pode criar seu próprio roteiro, sem seguir exatamente o que Hal sugere. Eu mesmo tenho meu próprio método, que depois de muito tempo testando, fez mais sentido para mim e funciona muito bem. Evoluí muito desde que comecei a praticar o milagre da manhã e recomendo a quem estiver interessado em buscar sua evolução como ser humano.

Bora fazer parte dos 5% que fazem a diferença na humanidade? Aqueles 5% de seres humanos que não se contentam com uma vida medíocre, pautada na necessidade de sobreviver, que quer desfrutar do que há de melhor e viver em sua plenitude?
Então boa leitura! Que essas páginas te inspirem e te conduzam pela senda do florescimento espiritual!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O milagre da manhã - Hal Elrod

  Mais uma obra que nos estimula a mergulhar nas profundidades do nosso ser: "O milagre da manhã" foi escrito por Hal Elrod, após ...